terça-feira, 7 de dezembro de 2010

PORQUÊ O BAIXO ?

Fala pessoas !!

Hoje é dia de curiosidades .


Afinal, Porquê você escolheu tocar baixo Dave?

          Cara, ao longo dos meus poucos anos de vida eu estudei violino, e não gostei. De início eu até estava afim de aprender, mais depois mudou o professor e desmotivou, achava o "malukinho" muito chato e saí fora, não estava rendendo (na época não tinha essa de rendimento, eu achava chato e ponto).





          Aí passou um tempinho conheci o violão (uns 12 anos). Estava bem empolgado também quando comecei e foi bem diferente das aulas de violino. Fazia na escola de graça, aí as turmas eram enormes e tinha 30 minutos de aula por semana. Aos poucos fui pegando o jeito da coisa e estava estudando pra ser o melhor da turma, tanto que eu me esforcei bastante. Mais chegou uma hora que saturou, porque estava muito repetitivo. O esquema das aulas era pegar música e tocar, achar os acordes e completar as músicas. Eu achava aquilo fácil e acabei saindo fora uns 2 anos depois.


          Em 2007, estava no 1º ano no caso, dois seres ficavam me enchendo com uma tal idéia de montar uma banda, tocar música, um tal de rock. Eram eles: Philip e Paulo César (PC). O primeiro, baterista. O segundo, guitarrista. Era todo dia, papo de música. Me falaram de um tal de contrabaixo. Naquela época eu nem sabia o que era um baixo, não sabia nem que existia "isso". No 1º ano, eu não estava nem um pouco afim de aprender instrumento nenhum, não estava afim mesmo, e eles procurando um baixista. Chegaram a tocar com um colega meu, mas não foi pra frente.


          Desde o começo do ano eu fiquei naquela defensiva de não querer, mais aí em agosto, depois das férias eu comecei a ficar mais ligado em música, indiretamente eles entraram na minha cabeça, e eu topei tentar.



          Como eu não tinha um baixo, eu improvisei (PS* coisa de brasileiro, improvisar é aqui mesmo!). Peguei meu violão e tirei as duas cordas mais agudas e fiquei usando como baixo. Era tosco, mais eu achava aquilo o máximo!


Aí chegou um dia, que fomos ensaiar num estúdio. Lá nós alugamos um baixo. Primeira vez que eu toquei num baixo... E não é que eu gostei do "bichinho" mesmo? As três primeiras músicas eu ainda lembro:


Creedende Clearwater revival - have you ever seen the rain
Ira e Pitty - Eu quero sempre mais
RHCP - Californication


Depois daquilo, eu fui me ligando cada vez mais na música. Eles me mostraram um "tal" de Charlie Brown Jr., um outro "tal" Cueio limão, e aí foi indo Capital inicial, Deep purple, halloween, Metallica...


Chegou o segundo ano, e lá estavamos nós. Banda curto-circuito.
           Parecia que a escola não existia (risadas). Só tenho cara de nerd mesmo. Calma, eu tentava de verdade, eu e Philip mais não rolava, piores da turma, segundo ano foi tenso. Para vocês verem que não éramos tão ruins, passamos em cursos técnicos do primeiro para o segundo ano. A única diferença é que o PC foi o único que completou o curso que ele prestou, eu e philip não tínhamos como continuar, de tão mal que estávamos na escola, e por o curso não ser realmente o que queríamos.



      Com a curto-circuito vieram altas histórias, alguns shows, uns micos. Eu aprendendo a tocar bateria e guitarra também, foi uma experiência muito boa porque eu aprendi muito com eles. Estava me ligando a música de verdade.

            Tanto é que depois, terceiro ano, eu estava tão fissurado que literalmente estava me desenvolvendo mais rápido que eles na música. Não quero levar isso como mérito, mas foi com o estudo que isso aconteceu, não foi de uma hora para outra.


          E garanto pra vocês e confirmo, quem me fez ser o que sou na música, tudo culpa desses dois aí. Paulo César e Philip. sem mais, foram eles. Sou grato desde sempre por me apoiarem/animarem na caminhada pela música. E também por terem paciência comigo, nos ensaios eu era chato demais, agora eu mudei !


Agora, o baterista faz faculdade de ADM.
Agora, o guitarrista presta para engenharia.
Agora, eu vou entrar na faculdade de Licenciatura de Música.


Vou parar por aqui, senão o post vai ficar imenso, e continuo com outro título, influencias. Antes, tem a continuação da brisa né ?


Abração a todos.
ótima semana !

Nenhum comentário:

Postar um comentário